Compra e Venda de Empresas – Aprenda e Entenda como é Vantajoso Comprar ao Invés de Iniciar uma Empresa do Zero

Já Pensou no assunto Compra e Venda de Empresas? O que é mais vantajoso? Comprar uma Empresa  ou iniciar uma empresa do zero?

Compra e Venda de Empresas - entenda o que  é mais vantajoso
Compra e Venda de Empresas – Entenda o que é mais vantajoso

Há vantagens em adquirir um negócio em funcionamento, mas por se tratar de uma transação complexa que envolve a análise de muitas variáveis, são necessários cuidados específicos antes de realizar tal transação.

Está Pensando em Vender a sua Empresa?

Há passos necessários para preparar a sua empresa para a venda de forma que os interessados tenham segurança para tomada de decisão, analisando todas as informações do seu negócio de forma sigilosa. Assim a venda se torna mais fácil e rápida.

Vamos abordar compra e venda de empresas aqui e você aprenderá a preparar a sua empresa para venda ou escolher a melhor empresa para comprar. Acompanhe:

Venda de Empresas – Como Preparar sua Empresa para Venda

Todos os dias, uma série de empresas são vendidas. Muitas delas, inclusive, são saudáveis
financeiramente, têm marca consolidada e uma gestão eficiente. Então, por que elas são vendidas?

Pode ser por separação conjugal, medo da concorrência internacional. Ou ainda:

  • Aposentadoria: O empresário está há anos à frente dos negócios, dedicou boa parte da vida à empresa
    e agora vislumbra uma aposentadoria merecida.
  • Falta de sucessores: É uma realidade mais comum do que imaginamos. Grandes e pequenos
    empresários que não têm sucessores nos negócios também optam pela venda.
  • Cansaço: O negócio cresce e é lucrativo, mas os muitos anos dedicados ao negócio tornaram a empresa
    um fardo difícil de carregar e o empresário busca novas atividades.

E também por outros motivos bastante comuns como:

  • Divergências societárias,
  • Outras oportunidades de negócio e investimentos,
  • Dificuldades de fluxo de caixa,
  • Falta de capacidade de gestão (má administração), entre outros.

Como Calcular o Valor de uma Empresa? Avaliação de Empresas

São várias as maneiras de calcular o valor de uma empresa. Por exemplo há empresas que avalia-se pelo ponto, capital intelectual, ativo permanente, valuention e a marca.

O patrimônio também deve ser incluído no valor, considerado a depreciação dos bens.

Mas o principal fator para determinação de preço é o retorno sobre o investimento (máximo 5 anos). Cálculo sobre o lucro. O quanto antes vier o retorno do investimento, mais fácil de vender a empresa.

E também o consolidado de 3 anos para trás, ou seja, o quanto faturou nos 3 anos passados.

Essas são noções básicas para você esboçar o provável valor do seu negócio. Você tem a disposição no mercado profissionais especialistas em avaliação, compra e venda de empresas.

Mas o que Você Precisa Saber Antes de Tentar Vender a sua Empresa?

Um dos principais erros que os donos das micro e pequenas empresas cometem ao tentar vender a sua empresa é não se preparar para o sabatinamento de perguntas e também não preparar a documentação necessária.

Faça um levantamento completo de dados a respeito de sua estrutura, organograma, funcionamento, processos gerenciais e de outras informações importantes para a confecção do TEASER, que é o documento que serve para divulgar a venda da empresa ao mercado, mas sem a informar o nome da companhia.

Após a prospecção dos interessados na empresa no mercado e selecionado os principais, é hora da Elaboração do Business Book com as principais documentações da empresa como: DRE, BALANÇO patrimonial, além de licenças, CNPJ, Inscrição estadual (quando cabível), Contrato social.

Então o Business Book é apresentado aos potenciais compradores mediante a assinatura de um acordo de confidencialidade que prevê sanções e protege a empresa que está à venda.

Esse documento é mais completo que o teaser e fornece as informações necessárias para que o candidato à compra possa compreender todos os aspectos relativos ao negócio e que facilitem a
tomada de decisão.

Auditoria Contábil em Compra e Venda de Empresas

Iniciada a negociação vem a fase das auditorias na documentação e na própria empresa. Esse processo tem a função de examinar a veracidade e a correção das informações financeiras da companhia e é fundamental para garantir a credibilidade dos dados fornecidos aos compradores em potencial.

A colaboração do empresário é essencial no fornecimento de informações para essa etapa. São periciados documentos como balanços patrimoniais, Demonstrações de Resultados do Exercício (DRE), relatórios gerenciais, bem como todas as peças contábeis, fiscais e financeiras, com o objetivo de levantar a real situação da empresa.

O trabalho de auditoria contábil também envolve visitação e avaliação das sedes fabris, administrativas e comerciais da empresa à venda. No final de todo o processo, os profissionais da área confeccionam o Relatório de Perícia e Auditoria Contábil, que condensa todas as informações levantadas.

Tudo o que é vendido precisa ter seu valor avaliado, e no caso de empresas essa fase é particularmente importante. Para isso, também é produzido um relatório com a análise econômico-financeira da empresa.

Esse relatório determina o valor teórico da companhia a partir do método do fluxo de caixa descontado (FCD) e da análise patrimonial. Ele será utilizado como referência para comparar o valor com as ofertas de aquisição que surgirem ao longo do processo de negociação.

Assessoria jurídica (Due Diligence Legal) em Compra e Venda de Empresas

Trata-se de um processo de auditoria em todas as áreas da empresa com o objetivo de atestar a legalidade dos procedimentos realizados por ela. A Due Diligence Legal se divide em três áreas: fiscal, trabalhista e cível.

Esse passo é importante para dar transparência ao negócio e segurança jurídica para o vendedor e o comprador. São verificados todos os passivos ocultos da empresa nas áreas fiscal, trabalhista e cível.

Quanto Tempo Leva para Vender uma Empresa?

O tempo do processo de venda depende do preço, do seguimento, da condição de pagamento e da flexibilidade de negociação do comprador e do vendedor.

O prazo entre a assinatura da documentação definitiva e o acerto financeiro vai depender das condições precedentes acordadas entre as duas partes.

Mas Será que Realmente é Necessário Vender a Empresa?

Antes de falar em vender a empresa é preciso identificar qual é o real motivo. Se for por falta de capital de giro ou má administração, tem jeito! Procure o Sebrae ou Contrate um Consultor. É necessário identificar a crise que acontece e atuar no fator.

Na Contratação de um Serviço Especializado, o Consultor seguirá os seguintes passos:

  1. Contato com o Serviço especializado,
  2. Agendamento de visita e demais tratativas,
  3. Levantamento de informações sobre a empresa para a venda,
  4. Elaboração de Sinopse,
  5. Contrato de compra e venda da empresa,
  6. Acordo de confidencialidade com os interessados,
  7. Publicação das informações sobre a empresa no site para os interessados.

Compra de Empresas – Como Saber se é um Bom Negócio?

Como tudo na vida, comprar um negócio pronto ao invés de começar do zero tem vantagens e desvantagens.

No primeiro caso, o planejamento é bem mais simples, já que é possível identificar na prática as áreas que precisam de mais atenção. No segundo, no entanto, a decisão requer um profundo conhecimento da história do negócio e do motivo da venda.

Prós e contras

Do lado dos pontos positivos, os fornecedores já conhecem a empresa a ser comprada, os funcionários já estão treinados e os equipamentos funcionando regularmente. Além disso, o capital de giro pode ser mais baixo, pois haverá um estoque e, o mais importante, o ponto já terá uma clientela fixa, o que tende a proporcionar um lucro mais rápido.

Já do outro lado, a gestão anterior pode ter deixado hábitos que não condizem com a sua forma de conduzir a equipe, e há o risco de o mercado não ver mais a marca ou o negócio de forma positiva, ou seja, um problema de imagem. Sem contar que as finanças e a lucratividade podem não ser exatamente o que é informado pelos atuais proprietários.

Se, depois de analisados esses e outros aspectos, você concluir que vale a pena fechar a compra do negócio, não dê um passo adiante sem se atentar aos seguintes cuidados:

  1. A empresa possui dívidas com bancos e impostos não recolhidos? Em caso afirmativo, esse passivo precisa ser quantificado e descontado do valor do negócio.
  2. Possui processos trabalhistas em andamento? Os funcionários estão registrados corretamente? Em caso de demissões, os funcionários foram pagos corretamente?
  3. Está no polo passivo de ações judiciais, principalmente em execuções de qualquer natureza?
  4. A empresa se comprometeu com contratos de longo prazo?

Lembre-se que qualquer ponto que ficar mal amarrado numa transação dessa natureza pode colocar em risco a sustentabilidade do empreendimento e acabar com o seu sonho de se tornar empresário de sucesso.

Por isso, na hora de colocar em prática o espirito empreendedor, é imprescindível avaliar todas as variáveis e, de preferência, procurar um especialista para orientá-lo no investimento. Uma dica é procurar o Sebrae, especialista em pequenos negócios.

Compra e Venda de Empresas – Franquias

Se você está pensando em comprar uma empresa, te aconselho a olhar com carinho uma franquia. As Franquias são modelos de negócios já implantados e testados no mercado, portanto, tem maior possibilidade de dar certo.

Boas franquias tem assessoria do franqueador e como todo negócio, tem seus pontos positivos e negativos. Para aprender tudo sobre franquias e inclusive a escolher uma franquia barata, visite o nosso artigo sobre o assunto clicando Aqui. 

Assessoria – Compra e Venda de Empresas

Pronto! Agora você já tem conhecimento básico em Compra e Venda de Empresas para preparar a sua empresa para venda e também sabe como escolher um bom negócio a para comprar.

Se ficaram dúvidas ou se você deseja saber mais sobre esse assunto ou de repente contratar esse consultor que voz fala, entre em contato!

Será uma grande satisfação poder te assessorar!

Até Breve,

Victor Oliveira
61 998353082

Cadastre-se abaixo se você deseja comprar ou vender uma empresa.

Obrigado Pelo seu contato.

Voltar a página Inicial

Deixar uma resposta