Como Escapar de Problemas que podem quebrar a sua microempresa?

Antes de montar uma microempresa é importante saber quais são as armadilhas que você pode cair antes de iniciar.  Por isso acompanhe as informações a seguir.
Uma pesquisa realizada pela Think Consultoria com empreendedores, apontou que geralmente são dois principais problemas que levam as micro e pequenas empresas a falência:

  1. Falta de Capital de Giro 36% das empresas
  2. Problemas Administrativos ( falta de Gestão administrativa) 25% das empresas
  3. O Excesso de empolgação e emoção com o negócio 

O terceiro ponto em especial precisa de maior atenção. O empreendedor não pode deixar que o excesso de empolgação e emoção com o negócio ofusque o que diz os números do plano de negócios. Números são exatos e precisam ser levados em consideração. Cuidado com isso!

Esses problemas atingem em sua grande maioria microempresas com idade entre 0 a 5 anos, de todos os setores: Comércio, Serviços e Industria. Isso se dá pela falta de planejamento ao iniciar a empresa.

De todas essas empresas menos da metade possui um PLANO DE NEGÓCIOS. Afetando diretamente a parte financeiro/econômica das mesmas.

Os resultados desta pesquisa são muito importantes pois são informações de empresas que já estão instaladas e seus dados dizem ao novo empreendedor o que deve ser feito para evitar cometer o mesmo erros.

Antes de continuarmos, vamos entender mais sobre capital de giro e gestão administrativa:

Capital de Giro: É a quantidade de dinheiro necessária para manter as atividades da empresa geralmente por 30 dias. Por exemplo: compras de estoques, pagamento de fornecedores de materiais-primas e mercadorias para venda, movimentações, pagamento de impostos, salários e todas as despesas operacionais.

Gestão Administrativa: De acordo com o site significados.com.br, é o ato de fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, comunicar, liderar, dirigir e motivar as pessoas, tomando decisões precisas, avaliando e controlando o conjunto todo.

A Falta ou não observância dessas duas ferramentas fatalmente levam as empresas a falência.

Ferramenta de Planejamento para Microempresa

Para evitar isso, fazer um Plano de Negócios bem estruturado, esse é o caminho!

O Plano de negócios é uma ferramenta indispensável no inicio de toda empresa. Se você quer começar de forma Profissional, faça o plano de negócios!

Ele vai te dar uma visão antecipada do que deve ser feito, como deve ser feito, se vai dar certo e quanto tudo vai custar… que é o mais importante.

Essa ferramenta de planejamento diminui consideravelmente as chances de falência de uma microempresa… mas claro que não faz milagre. O empreendedor precisa se qualificar para vencer os desafios do negócio que pretende abrir.

Você deve estar totalmente voando na maionese se for um iniciante… relaxa! Agente vai conversando e tudo vai dar certo! Empreender é um aprendizado diário.

Se você já é empreendedor(a) e ainda não tem um plano de negócios, Vou deixar aqui um o link com conteúdo que pode ser de seu interesse.

Até mais,

Victor Oliveira

Victor Oliveira

Deixar uma resposta