A partir da leitura desse post você vai saber diferenciar as características e o modo de agir do novo líder em contrapondo ao velho chefe e como eles pensam diferente.
Liderar é muito mais do que fazer reuniões e dizer o que tem que ser feito.
Mas acredite, ainda nos dias atuais ainda há gestores que agem assim e acreditam que estão liderando suas equipes.
Se você está lendo este post e ainda pensa e age assim, cuidado para ficar para trás, e um líder mais jovem tomar o seu lugar!
Conheço gestores que não se atualizaram e agindo assim mantiveram um constante descontentamento de suas equipes, não conseguindo alcançar as metas e objetivos traçados… consequentemente perderam seu lugar.
Mas há solução! O texto que segue abaixo descreve as novas características e habilidades dos lideres que fazem suas equipes alcançarem seus objetivos.
Mas antes vamos entender conceitos referentes ao assunto Liderança.
É a capacidade de influenciar pessoas por meio de ideias, exemplos e ações com o objetivo de alcançar metas propostas ou acreditar em crenças ou conceitos em determinado contexto. Surge então o Líder.
Diferente do antigo chefe que exercia sua liderança através do poder, o líder moderno conquista seu pessoal através do seu conhecimento, habilidade, carisma e capacidade de gerar resultados.
Ele deve está alinhado com a missão da empresa e também alinha seus liderados.
Os Lideres que conseguem influenciar sua equipe proporcionam um sentimento de segurança e diminuem as incertezas.
Com a orientação correta o líder vai educando as pessoas em busca do resultado almejado.
O Exemplo de Líder que eu gosto de referenciar é do Jorge Jesus, técnico de Futebol que assumiu o Flamengo (meu time do coração) e alcançou resultados espetaculares.
E quando perguntado à Ele qual era o segredo do seu sucesso ele disse: “os jogadores compraram a minha ideia cegamente”, ou seja, confiaram 100% no trabalho dele.
Mas claro, ele obteve êxito porque tem todas as habilidades que um bom Líder precisa.
Não é certo dizer que a liderança é adquirida ou a pessoa já nasce com ela, mas há características pessoais que facilitam que certos indivíduos desenvolvam habilidades de formação de equipes de alto desempenho.
Por exemplo o carisma, a habilidade de falar sem dificuldades em público, o sorriso cativante, fazer transparecer a verdade sem esforços… dentre outras.
Outras habilidades podem ser adquiridas ou conquistadas com a experiencia, com estudo, convivência com as pessoas…
Mas algumas dessas habilidades podem se tornar uma arma e por isso é importante destacar que nem sempre a liderança tem conotação positiva.
Por vezes lideres influenciam pessoas a fazerem atos ilícitos, a serem terroristas, a praticarem suicídio com promessa de uma vida mais feliz após a morte dentre outros.
Falando à nível organizacional podemos encontrar funcionários com forte liderança, mas que focam em interesses pessoais prejudicando os objetivos da empresa.
Quem tem Liderança tem poder?…Ou quem tem poder tem liderança? 🙁 Vamos esclarecer isso direitinho.
A Liderança está diretamente ligada a relações interpessoais, já o poder está relacionado ao processo de influência social.
O poder consiste em conseguir que uma pessoa ou grupo haja de forma desejada, ou em manipular e modificar o comportamento dos outros. Outro detalhe é que o poder pode ser dado ou retirado de alguém.
Já na Liderança o líder conquista os liderados com carisma, no Poder o detentor do mesmo tem autoridade.
O líder tem o papel de educar a sua equipe. Ele prepara sua equipe para as mudanças, fazem eles enfrentarem os desafios assim crescem juntos.
Ele acredita nas pessoas e deixa-as descobrir soluções para os problemas do dia a dia com autonomia e liberdade fortalecendo a sinergia da equipe.
Esse líder leva a sua equipe a gerar resultados com naturalidade.
A Liderança e o Empreendedorismo
O empreendedorismo é a mola propulsora da economia de uma região, estado, país. Todo o empreendedor tem características de Liderança. É um líder.
Mas existem aqueles empreendedores que criam um novo negócio e aqueles que estão trabalhando dentro das empresas. São os intraempreendedores.
Estes são os lideres dentro das organizações. Eles agem como se o negócio fosse deles:
Definem metas e objetivos, tem iniciativa e proatividade, aceitam os riscos e trabalham muito bem sob pressão, consequentemente geram muitos resultados.
Em retribuição ao seu trabalho, também cobram muito a empresa.
Os lideres empreendedores tem características particulares que os destaca da maioria das outras pessoas.
Quando não se sentem valorizados trabalhando como empregados logo procuram atividades que possam gerar os resultados esperados. Normalmente montam o seu próprio negócio.
Essas regras são verdadeiros mandamentos indispensáveis para os lideres modernos, mas vamos tirar o pé do freio agora, este artigo está ficando longo.
Vamos deixar para o próximo post onde detalharemos cada uma dessas regra de ouro. Acesse-o Aqui
A Importância do Marketing Digital para Escolas No cenário atual, a presença online é vital…
Viver a abundância de Deus é um desejo profundo de muitos. Essa abundância não se…
Abrir uma creche pode ser uma oportunidade lucrativa e recompensadora para aqueles que têm paixão…
Posso Abrir uma Creche Domiciliar? Se você está pensando em abrir uma creche domiciliar, é…
Você já pensou em criar um site profissional e personalizado, mas não sabe por onde…
Bem-vindo ao universo do empreendedorismo, onde visão, missão e valores são os pilares que sustentam…
This website uses cookies.