Sobre o Autor

Olá, Eu sou Victor Oliveira, te convido a conhecer mais sobre minha pessoa nas linhas que se seguem:

Formação:

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESDE Dezembro de 2010, pós graduando em Gestão de Pessoas, carreiras, Liderança e Coaching pela PUCRS.

Histórico Profissional Empreendedor

-Escola do Empreendedorismo mais 4 BLOGS de conteúdo – NEGÓCIO PRÓPRIO de Janeiro/2016 a até atualmente

-Escola Creche do Papai – NEGÓCIO FAMILIAR – Administrador Escolar de Janeiro/2013 a até atualmente

-Victor Santos Escritório Imobiliário – NEGÓCIO PRÓPRIO – Junho/2011 a Dezembro/2012

-Papelaria E Livraria Paper Art – NEGÓCIO PRÓPRIO – Dezembro/2009 a Agosto/2010

Histórico de Vida

Meu nome é Victor Oliveira Santos, 37 anos, casado, pai de 4 meninas lindas, que são a razão da sua vida depois de Jesus Cristo.

Franquia Creche do Papai
Eu e minha familia…

Faço o melhor em tudo sempre! por elas porque não quero que elas passem pelas dificuldades que eu passei na minha infância.

Este blog/site é onde eu coloco meu conhecimento adquirido desde 2009 quando eu montei minha primeira empresa, uma papelaria.

Assim como muito que visitam aqui eu me aventurei a montar essa papelaria sem saber quase nada, havia feito apenas um trabalho de pesquisas in-loco e entrevistas com empreendedores durante 6 meses. Era um trabalho da faculdade de Administração da aula de gestão estratégica.

Eu estava muito confiante e achei que tinha conhecimento para fazer… e fiz! Só que na prática eu não sabia… e um belo dia a fiscalização passou e eu não tinha uma determinada licença… e por esse motivo, 30 dias depois eu tive que fechar as portas.

Serviu de aprendizado para o próximo desafio: Uma Creche!

Minha esposa sonhava em montar uma creche e por minhas filhas eu decidi me juntar à ela e montamos a creche do papai em 2013. Hoje 7 anos depois é considerada a maior e melhor creche da cidade.

Esponho isso para deixar claro para as pessoas que empreender não é como arrumar um emprego. É necessário bem mais conhecimentos para vencer os desafios.

Quanto mais conhecimentos adquiridos de quem já fez de forma bem sucedida, maiores as chances de sucesso!

Se vicie saber mais em detalhes minha história, segue abaixo.

Minha História de Vida

Eu nasci em Brasília, mais especificamente na Asa Sul. Sou filho de uma cabeleireira e um ex: militar a aeronáutica. Pouco tempo após meu nascimento meus pais brigaram e se separaram e eu fui morar com minha mãe.

Essa é a minha história antes de eu me entender por gente. Quando comecei a me situar no planeta (aos 3 ou 4 anos), me vi no meio de um “furacão” de discórdia, brigas, agressões e pobreza que estavam acontecendo a minha volta.

A família era 100% separada pelos motivos que eu descrevi acima… e era melhor assim, porque quando se juntavam o pau quebrava sempre…

Nesse tempo eu e minha mãe morávamos em muitos lugares diferentes dentro do DF não tínhamos uma casa para ficar mais de um mês, os lugares eram tão precários que tínhamos que nos mudar rapidamente para o barro não cair em cima da gente.

E foi o que aconteceu literalmente uma vez. Estávamos morando em um barraco de telhas de zinco (o teto e também as paredes eram de zinco) na Guariroba em Ceilândia DF. Fazia um calor insuportável!

Tive Que Criar Responsabilidade Bem Cedo

E eu ficava com minha irmã mais nova que eu nesse barraco sozinhos na parte da manhã, enquanto minha mãe ia trabalhar para que tivéssemos algo para comer a noite e no outro dia.

A minha tia olhava agente na parte da tarde quando ela voltava da escola.

Detalhe: minha irmã tinha meses de idade, eu tinha 4 anos e minha tia tinha uns 10 ou 12 anos.

Me lembro como hoje: Minha mãe saia de manhã e deixava a mamadeira da minha irmã pronta e quentinha enrolada na fralda de pano para conservar a temperatura e me falava: “Quando ela começar a chorar você dá para ela… e saia para trabalhar.” 

Eu chorava muito quando ela saia… mas imagina para ela como devia ser duro para a minha mãe ter que deixar duas crianças sozinhas em casa para buscar o sustento delas… pois se ela ficasse não teríamos o que comer…

Então, aos 4 anos de idade eu aprendi a trocar fraldas de pano, dar mamadeira, fazer minha irmã dormir distrair ela quando começava a chorar… e tudo mais necessário para manter um bebê saudável…

A noite minha mãe voltava e por vezes deitava na cama e chorava muito… e eu perguntava Nem: porque tá chorando? Ela dizia que estava feliz por ter ganhado dinheiro para comermos no dia seguinte… e agradecia a Deus… eu não entendia… mas também ficava feliz.

Certo dia eu estava como de costume no barraco com minha irmã que era uma bebê e deu uma chuva muito forte e levou parte das telhas e paredes do barraco… eu peguei minha irmã no colo e me abriguei debaixo de uma parte que havia ficado de pé…

Uma vizinha viu que o vento e a chuva tinha derrubado o barraco e foi lá e nos levou para a casa dela até quando minha mãe voltou… mesmo assim tomamos uma bela chuva… e perdemos as poucas coisas que tínhamos… de uma hora para outra ela tinha que arrumar outro lugar para morar…

Começando a Vida de Empreendedor

Vivemos assim durante anos até que minha avó ganhou um lote em Sobradinho II – DF. Fizeram um barraco de madeira Foi quando ficamos mais tempo em um lugar só cerca de 20 anos.

Nesse lugar cresci, fiz amigos, estudei, arrumei emprego, me casei, me formei e constituí família e também foi aonde eu montei o meu primeiro negócio, uma papelaria. Mas Porque uma papelaria?

Porque na faculdade de Administração tivemos um trabalho bem complexo que era fazer um plano de negócios completo para montar uma empresa que necessitasse em um determinado local da cidade. Isso foi no anos de 2008.

Eu fiz a analise de um local próximo de casa e observei que o único comercio que não tinha na região próxima era uma papelaria. Compartilhei a ideia com os outros membros do grupo e eles concordaram e então iniciamos o plano de negócios da papelaria.

Foram 6 meses de trabalho intenso imerso nos diversos temas do empreendedorismo para fazer esse plano de negócios e dar a ele bases reais de uma empresa que poderia ser montada.

O plano de negócios Ficou tão bom que a Professora sugeriu colocar a ideia para frente. E foi isso que eu fiz! Montei a papelaria! Foi uma Aventura incrível e difícil.

Fui um o primeiro (MEI) Micro empreendedor Individual … ou um dos primeiros. Pensa que eu fiquei feliz quando vi o numero do meu CNPJ! Aliás, até hoje ele é o mesmo! Só fiz alterações.

Comecei bem! As vendas começaram a aumentar e cheguei a participar de licitações fazer fazer vendas para outro estado, (Fiz uma venda boa para a Unimed de Unaí – MG).

Na época de copa de 2010 a coisa ficou melhor ainda! Eu vendi muito enfeite para copa e camisetas do Brasil. Cara… tava muito legal! E detalhe: (eu ainda tinha um emprego formal em paralelo).

Eu estava planejando deixar o meu emprego para me dedicar somente a Paper Art (minha papelaria), precisei fechar após alguns meses de funcionamento por motivos de excesso de documentos para conseguir o alvará de funcionamento.

Eu não poderia ser o único comércio pequeno da cidade a conseguir alvará de funcionamento, então a administração negou minha licença. (tenho como provar isso com documentação).

Iniciar um Novo Negócio – Hora de Tomar Decisões Sérias

Diante da realidade de ter que fechar a minha papelaria fiquei muito revoltado com a situação, sentei com minha esposa e decidimos sair daquela cidade.

Mudamos para a cidade satélite de Samambaia no DF e iniciamos nossa vida do zero, digo, do menos 23 mil reais, porque eu havia contraído muitas dividas com o fechamento da papelaria.

Com 5 meses que mudamos de cidade eu iniciei um novo negócio, me tornei corretor imobiliário focado em venda de imóveis de lançamento. A cidade estava começando vários empreendimentos imobiliários e eu vi ali uma oportunidade.

Entrei no mercado e me tornei parceiro de uma grande imobiliária daquele tempo a “lopes Royal”. No Começo fiz boas vendas que garantiram um bom fim de ano em 2011. Mas depois fiquei de Novembro de 2011 a Maio de 2012 SEM VENDER NADA!

As dividas que já eram altas começaram a aumentar ainda mais… e a situação ficou tão feia que tive que desalugar a casa que morávamos e ir morar (eu minha esposa e minhas 3 filhas) em um quarto do apartamento da minha mãe. Foi um dos piores momentos da minha vida!

Pouco tempo depois minha mulher me deixou e levou minhas filhas… Pronto! Cheguei ao fundo do poço!

Mas Algo Aconteceu e Tudo Mudou Desde Então

O bom de chegar ao fundo do poço é que não há como piorar a situação, então aprendi que “o Fundo do poço é um bom lugar para Recomeçar”. E era justamente isso que eu estava tentando fazer: Recomeçar!

Por isso, estava procurando na internet (que eu pegava o sinal emprestado da vizinha) algo que me tirasse daquela situação… qualquer coisa honesta estava valendo… Foi quando apareceu em minha frente um vídeo (recomendado pelo Youtube).

Um video de um rapaz que contava que a vida dele estava uma merda semelhante a minha vida até que ele encontrou um documentário denominado “O Segredo“.

Ele me fez pensar as coisas de um modo mais positivo e me ajudou bem.

Mas o que deu uma Virada na minha vida foi; me arrepender dos meus erros, pedir perdão para minha esposa e voltar para o caminho de Jesus!

30 dias depois eu fui Campeão de vendas na imobiliária que eu era parceiro! O que me rendeu aproximadamente a R$ 28 mil em comissões!

Detalhe: todos os clientes que eu vendi já estavam na minha carteira de clientes… ou seja: Eu já tinha Quase tudo que precisava! Assim como você pode ter também…

Realizei vendas com frequência até o fim do ano de 2012 o que me permitiu pagar todas as minha dividas acumuladas da papelaria lembra? E ainda comprar (financiada) a nossa casa própria.

Inicio de Um Novo Negócio Bem Sucedido

No final de 2012 antes de nos mudamos de cidade, fomos procurar escolas e creches para colocar nossas filhas. Mas as que achamos eram poucas e não nos agradamos com a qualidade delas.

Ficamos apreensivos por não ter onde deixar as crianças para trabalhar e começamos a pensar em alguma solução para resolver isso. Foi quando me veio na minha cabeça a possibilidade de preencher aquele vazio de mercado…  e comecei a pensar.

Estava ali uma oportunidade! Falei com minha esposa e  como no local existia carência desse serviço, depois de pensar um pouco, planejamos e caímos de cabeça!

Fiz o Plano de negócios, Criamos o nome da creche, CNPJ e toda a parte visual, Logomarca, impressos, fichas, contratos, recibos e tudo mais.

Achamos um imóvel bem localizado, negociamos o aluguel, fizemos orçamento de tudo que precisaria para modificar e adaptar na casa para receber as crianças e depois de 2 meses de trabalho, inauguramos em fevereiro de 2013.

Fazendo isso conseguimos iniciar do zero em 2013 e em 2015 chegar a mais de 50 alunos, então tivemos que mudar para um imóvel 4 vezes maior. E a creche continua crescendo!

Iniciando um Negócio que faz o Meu Coração Bater mais Forte

Agora em 2018 estou iniciando um novo negócio, a “Escola do Empreendedorismo” para compartilhar um pouco dessa experiência e conhecimentos acumulados nesses últimos 9 anos, utilizando como ferramenta principal o Marketing Digital.

A proposta principal é incentivar quem quer e pode empreender a colocar a sua ideia em prática! Como?

  • Ensinando a superar o medo de empreender
  • Ajudando a formar ideias e a testar a sua viabilidade
  • Ensinando a Começar mesmo sem ter dinheiro (Como eu fiz 3 vezes)

Quero passar Experiência prática pura! E ajudar a formar Empreendedores completos e conscientes da importância do seu papel na sociedade.

Pronto! Esse foi um resumo de quem eu sou como pessoa e profissional.

Obrigado por ler até aqui.

Victor Oliveira
Facebook

Voltar a página inicial