Nesse post aprenda sobre o MEI – Microempreendedor Individual: como emitir a guia de Pagamento de imposto, como fazer a declaração anual de rendimentos, estratégias para vender mais, como dar baixa e mais.
O Microempreendedor Individual é o jeito mais simples de formalizar muitas atividades econômicas e ter acesso aos benefícios da previdência.
Todo MEI tem um limite de faturamento anual de R$ 81.000,00 mil, em média R$ 6.750,00 mil mensal. Se faturar a mais, é preciso declarar o excedente.
O MEI pode ter 1 (um) empregado para auxiliar no trabalho. Para contratar é preciso procurar uma empresa de contabilidade para fazer todo o trâmite burocrático e gerar a folha de pagamento mensalmente. Eles cobrarão um valor em torno de 100,00 por mês.
O empregado tem que ganhar um salário mínimo ou o piso salarial da categoria. O custo de contratação é de 11% sobre o salário a ser pago.
O Certificado e Microempreendedor Individual serve como licença provisória de funcionamento por 6 meses, após isso é necessário procurar a Prefeitura ou a Administração Regional de sua cidade e solicitar a licença… Lidar com serviço público não é fácil… Faça um grande estoque de paciência.
Microempreendedor Individual – Como Emitir a DAS
A DAS (documento de arrecadação do simples) é o imposto que todo MEI deve pagar mensalmente. Uma Vez que você optou por ser MEI, nunca deixe de pagar o seu imposto. Ele é a sua contribuição com o INSS e garante o direito ao auxílio doença, auxílio maternidade e aposentadoria.
Não deixe de pagar! Se você deixar de pagar, se tornará uma dívida que crescerá e um dia você precisará pagar. Além de perder o direito aos auxílios da previdência listados acima.
Para emitir suas DAS para pagamento acesse o portal do empreendedor AQUI
Seus impostos estão atrasados? Tente um parcelamento acessando o portal do empreendedor Aqui
Declaração Anual de Faturamento ( Declaração de Imposto de Renda)
Todo ano, no inicio do ano Mei precisa fazer a declaração de imposto de renda. Para isso o ele precisa ter um controle do seu faturamento mensal para somar e declarar ao fisco.
Tendo em mão o seu CNPJ e o seu controle de Faturamento mensal,
Faça a sua Declaração Anual de Faturamento Clicando Aqui
Obs: Se você é MEI também precisará fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Qualquer dúvida Fale Conosco Aqui
Emissão de Certidões e Comprovantes
Aqui Você que é MEI pode emitir as certidões da sua empresa como:
CND – Tributos Federais – Aqui
CNDT – Débitos Trabalhistas – AQUI
O que é Preciso Para Dar Baixa no MEI ?
Se você não está atuando como MEI é melhor fechar e dar baixa no seu negócio, o procedimento é simples. No entanto, preste atenção nestes detalhes.
Aqui você acessa o Passo a passo da baixa
Mas antes de dar baixa, atualize seus dados no portal do empreendedor acessando Aqui
Desenquadramento de MEI para Microempresa
Se a sua empresa começou a crescer e o seu limite de faturamento está acima do teto permitido, parabéns!
Isso significa que você está mandando muito bem como empreendedor(a)!
Então é hora de desenquadrar de MEI e se transformar em Microempresa (Empresário Individual).
Não fique inseguro(a), essa transformação é benéfica, você terá alguns custos a mais com impostos, contabilidade, certificado digital e outros. Negocie de acordo com suas possibilidades.
Para iniciar o seu desenquadramento por conta própria clique Aqui, depois procure um escritório de contabilidade de imediato.
Se precisar de mais orientações Baixe nosso Manual do Microempreendedor Individual, nele você encontra as resposta que procura. Acesse-o AQUI.
Consultoria para MEI
Se você precisar de orientação empresarial para:
- Vender mais / Conseguir mais clientes
- Auxílio na confecção de contratos, impressos, fichas, planilhas e outros documentos administrativos
- Ou organizar os Processos Administrativos de sua Empresa
- Ou você está precisando de orientação quanto às suas Finanças
- Fazer Site, Blog, Fanpage no Facebook, Anúncios no Google Adwords e tudo sobre Marketing Digital
Pode contar conosco da Escola do Empreendedorismo. Temos a solução adequada para te ajudar a crescer e organizar o seu negócio.
Aproveito a oportunidade para recomendar que acesse nossa área de membros com conteúdos de marketing Digital, Administração de Microempresas e Finanças de Microempresas no botão abaixo.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.