10 Motivos para Implantar o Ensino do Empreendedorismo nas Escolas

Empreendedorismo como matéria escolar… Sim ou Não?

Olá, seja muito bem vindo(a), vamos conversar um pouco sobre o ensino do empreendedorismo nas salas de aula? E como esse pode ser importante para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e da economia do Brasil?

Há alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso.

Só que cada vez mais, se vê que o empreendedorismo pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e o sucesso é decorrente de uma gama e fatores internos e externos que a pessoa e o empreendimento são submetidos.

Mas o que é exatamente esse tal de “Empreendedorismo”?

De fato, o empreendedorismo representa um conjunto de ideias que colocadas em prática tem a capacidade de encontrar soluções para as dificuldades e necessidades diversas com criatividade e inovação, criando assim negócios de sucesso.

Em resumo: Monta-se uma empresa (comércio ou serviços), para resolver problemas ou atender as demandas/ necessidades das pessoas de uma determinada micro ou macro região. ex: uma padaria, farmácia, escolas particulares, clinicas etc.

Além disso, o empreendedorismo promove o desenvolvimento e o crescimento econômico de uma cidade…de um estado… de um país e porque não dizer que do mundo inteiro.

Apesar de tanta capacidade de resultados e transformação, o empreendedorismo ainda é uma tímida “revolução silenciosa”… mas como? Se ele traz grandes expectativas de incremento sócio-econômico? É preciso mudar!

Para isso, é necessário encarar o desafio de semear na sociedade uma cultura empreendedora. O que é um desafio gigantesco e muito complicado principalmente aqui em Brasília onde a cultura do funcionalismo público lidera com folga.

Eu nasci em Brasilia, e pelo que eu me lembro só fui escutar a palavra “Empreendedorismo” e similares pela primeira vez na Faculdade. Escutava empresário … mas sempre de forma negativa… como sendo os vilões.

E na verdade, não é bem assim. Toda a fonte de recursos é proveniente do que gera as empresas.

Explico: Imagine as Engrenagens de um Grande Relógio de corda como nessa imagem abaixo.

Ensino do Empreendedorismo

Tudo Funciona assim:

>>Os empreendedores criam empresas e tornam-se empresários que atendem necessidades diversas da sociedade;

>> que geram os empregos no setor privado e;

>>os impostos para pagar os empregados do setor público, reinvestir na sociedade e custear outras despesas do governo;

>>Os empregados recebem seus salários e  voltam a comprar produtos e serviços das empresas;

>> que voltam a gerar empregos, e pagam impostos… e assim continuamente.

Para você entender de forma simples, é assim que funciona a economia.

Como nessa comparação, as empresas representam a engrenagem que dá corda e movimenta todas as outras engrenagens do país. E é assim no mundo capitalista.

Ou seja, quanto mais empreendedores, teremos mais empresas, consequentemente mais empregos, mais arrecadação de impostos pelo governo…

E se o governo gerir bem esses recursos… teremos melhor distribuição dos recursos em saúde, educação e segurança tornando-se serviços melhores, consequentemente surgirão mais vagas no serviços públicos.

Por outro lado, (que é o que acontece hoje em dia), Quanto mais difícil for empreender, menos pessoas motivadas para empreender teremos, menos empresas teremos e mais complicada será a vida de todos nós! Todos mesmo!

E como podemos ter mais empresas?

Primeiramente criando uma cultura mais voltada para o empreendedorismo. Depois desburocratizando e facilitando a vida dos empresários e novos empreendedores. E Claro, cortando em no mínimo 1/3 a carga tributária do país, porque as pessoas precisam ter dinheiro no bolso para reinvestir na economia.

Com mais empreendedores bem qualificados e conscientes de seu papel na sociedade, com mais simplificação na burocracia , com a diminuição da carga tributária.

Ai o problema do governo será outro: Terão que aprender “Como gerenciar uma economia de primeiro mundo”!

Teria uma Fórmula para a “Economia Perfeita”?

A Fórmula para a “economia perfeita” eu não sei, mas com esses 4 fatores com certeza o jogo viraria:

  1. Um país favorável ao empreendedorismo com menos burocracia é um país com mais empresas;
  2. Se tem mais empresas tem mais competição e isso baixa os preços dos produtos e serviços;
  3. Consequentemente terão mais empregos;
  4. Com menor carga tributária o povo terá mais dinheiro no bolso e poderá reinvestir na economia E de tabela o governo terá maior arrecadação de impostos.

Portanto temos que erradicar de vez da cabeça das pessoas mitos como a impressão de que se um jovem sai da faculdade e decide abrir um negócio ao invés de galgar um emprego em uma grande empresa, não é visto com bons olhos.

É preciso incentivar esse jovem a se qualificar para empreender da forma correta! Cada um tem o seu valor na sociedade.

Aí alguém muito esperto vai pensar assim: “então só vai ter empreendedores”? E quem vai trabalhar nas empresas? … tenho a resposta para isso também!

Não se preocupe com isso Meu querido(a)!

De acordo com o estudo divulgado no site “Pequenas Empresas Grande Negócios” em 2017, apenas 50,5% da população brasileira têm potencial para se tornar um futuro empreendedor. Desses, menos de 20% realmente tem coragem para empreender.

Então precisamos incentivar e capacitar mais empreendedores… tratá-los com muito carinho para que eles empreendam e gerem empregos para a outra parcela da população e assim espantar a crise para longe dos nosso lares.

Pensando em Novos Empreendedores… Porque não Ensinar Empreendedorismo para as Crianças?

Ensino do Empreendedorismo

Sabendo de tudo isso pensei: Por que não ensinar empreendedorismo nas escolas desde as primeiras séries para nossas crianças?

Imagine seu filho(a) crescendo e aprendendo a ser autossuficiente formando uma mega empresa ou assumindo o negócio da família com muita competência… Que orgulho você terá hein? Pois então vamos lutar por isso!

Então vamos lá! Vamos entender um pouco como poderá ser implantado esse ensino.

O empreendedor tem como uma das principais características a curiosidade. Ele quer entender tudo por isso faz muitas perguntas. Temos que incentivar essa curiosidade nas crianças, não reprimir.

O ensino do empreendedorismo para as crianças e jovens tem que seguir a mesma pegada, que é o grande volume de perguntas, e isso é muito importante, pois em sala de aula, (diferente das aulas tradicionais) não é o professor que chega com um estoque de conhecimento e transmite, quem gera o conhecimento são os próprios alunos com a ideia dos seus negócios ainda não existentes.

O Professor é um guia, apenas direciona o assunto ao objetivo.

“O ensino do empreendedorismo prioriza o ser em relação ao saber como um fim a si mesmo”. (DOLABELA, 1999).

Em outras palavras a matéria propõe formar uma pessoa capaz de aprender a aprender e encontrar definição a partir do indefinido, gerando assim empreendedores de sucesso.

Ensino do empreendedorismo para jovens

Para os jovens a metodologia de ensino do empreendedorismo deve reproduzir em sala de aula um ambiente real de empresa, proporcionando oportunidades de resolução de problemas, trabalhando sob pressão, criando, interagindo e ou copiando outros empreendedores e aprendendo com os erros.

Assim o estudante pode buscar sozinho o conhecimento que necessita, formulando perguntas que não apontam para uma só verdade, proporcionando diferentes caminhos e alternativas.

Visitas a empresas estabelecidas e o estudo de casos também são importantes para os jovens vivenciarem  na prática o dia a dia de um empreendedor.

Tem uma escola de um grande amigo meu aqui no DF que aplica isso muito bem. Eles criaram uma Empresa Júnior que atua dentro da escola ( vendendo lanches, artigos de papelaria e outras coisas) e de tempos em tempos os alunos assumem parte da gerencia da empresa, assim como trabalham no operacional também. Isso é experiência de empresa Vale Muito!

Formando a Mente Empreendedora – Para mudar o Resultado é preciso Agir na Causa

Esse é um passo indispensável na formação de um empreendedor. “A Mente Empreendedora”.

O empreendedor pensa diferente de quem é um empregado. Na verdade são dois opostos. Se alguém iniciar uma empresa com a mentalidade de empregado… provavelmente a empresa não vai longe.

É necessário quebrar paradigmas negativos implantados na mente principalmente os relacionados ao dinheiro.

Vamos conversar sério sobre Dinheiro! Como Duas pessoas que têm cérebros e neurônios ativos.

Muitos pensam e falam que o dinheiro é a fonte de todo mal… Pensa comigo: pegue uma nota de dinheiro olhe para ela por alguns minutos… Ela te fez algum mal? Acredito que não. Então mal está em quem Pratica o mal, não no dinheiro.

Outros dizem que dinheiro não é tão importante… O Dinheiro tem o seu lugar na sociedade, ele é muito importante!

Outros ainda afirmam que o Dinheiro não é mais importante que o amor… Ora: isso é o mesmo que dizer que sua perna é mais importante que seu braço… Não tem sentido! Não se compara coisas diferentes!

Cada um tem a sua função definida. Assim como pernas e braços são coisas diferentes e tem funções diferentes, amor é sentimento e dinheiro é um objeto, são coisas completamente diferente portanto, não comparáveis.

Com o Dinheiro se constrói as escolas, igrejas, hospitais, casas, com ele é possível ter uma vida mais divertida, mais saudável e mais feliz. Agora sem ele… você já deve ter passado por dificuldades financeiras… ou sabe alguém que passa… e sabe como é.

Estou falando isso, porque Todo empreendedor precisa aprender a lidar com o dinheiro.  precisa Saber pra que o dinheiro serve além de gastar… Quais as funções do dinheiro e descobri que pode ser o seu maior aliado.

Por isso o empreendedor Precisa Aprender a: Gerar, Administrar e Multiplicar o dinheiro.

Na verdade é uma responsabilidade do empreendedor… uma obrigação. A sua família e a sociedade dependem que ele desenvolva essas habilidades.

O fato é que dinheiro é bom! Sendo usado com responsabilidade gera empregos, alimenta famílias, constrói escolas, igrejas, estradas e muito mais.

Então o empreendedor tem que ter a mente aberta quebrar as crenças negativas relacionadas ao dinheiro.

Existem outros fatores importantes para a formação da mente do empreendedor,  leia mais sobre esse assunto aqui.

Agora sim… Os 10 Motivos para Implantar o Ensino do Empreendedorismo nas Escolas

Vou apresentar 10 motivos importantes que justificam o ensino do empreendedorismo, no sentido de formar uma cultura empreendedora forte no Brasil:

  1. Alta taxa de mortalidade prematura. 30% das empresas criadas fecham as portas em 2 anos.
  2. E 99% das falências são de pequenas empresas, tornando-se um problema de crescimento econômico. A falta de capital de giro, dificuldades na administração da empresa, a burocracia do estado e a alta carga tributária são os principais motivos dessas falências prematuras.
  3. Exige-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados um alto grau de empreendedorismo. As empresas precisam de colaboradores mais versáteis, atualizados, intra-empreendedores que além de dominar a tecnologia, conheçam também o negócio, escutem e atendam as necessidades do cliente, que identifiquem oportunidades e, busquem gerenciar os recursos para viabilizá-los.
  4. A metodologia atual do ensino não é adequada para formar empreendedores.
  5. As instituições de ensino ainda são distantes das empresas, a parceria precisa ser maior.
  6. A Cultura, apesar de ter aumentado, ainda não é o bastante a sinalização para o empreendedorismo.
  7. A importância dada às pequenas e médias empresas é pouca tendo em vista o grande significado que elas têm para o desenvolvimento da economia. Elas Geram mais de 70% dos empregos formais do país.
  8. Não há hábito em falar da pequena empresa, apenas da grande. Os Cursos de Administração são voltados somente para o gerenciamento das grandes empresas isso precisa mudar.
  9. Ética. Uma grande preocupação do empreendedorismo deve ser os aspectos éticos que envolvem essa atividade. Por sua grande influência na sociedade e na economia, é fundamental que os empreendedores sejam guiados por princípios e valores nobres.
  10. Cidadania e Sustentabilidade. O empreendedor deve ser alguém com alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, com forte consciência social.

Será que já temos motivos Suficientes?

Aqui tem motivos suficientes para convencer qualquer pessoa de mente aberta a promover a implementação da matéria “empreendedorismo” desde as primeiras séries do ensino fundamental.

Nós todos queremos um futuro melhor não é?

O mundo se desenvolve e nós não podemos ficar para trás!

Acredito que temos que educar nossas crianças e jovens para formar um cultura empreendedora pois precisamos dia-a-dia de soluções para problemas antigos e para problemas que ainda vão surgir.

O empreendedorismo favorece o desenvolvimento de ideias criativas e lucrativas para a solução não só de problemas mas para adição de conforto e bem estar para o ser humano.

Por isso, se você quer se juntar a turma dos que vão gerar empregos para os outros a população, então eu te convido a se inscrever abaixo e conhecer mais sobre o curso de empreendedorismo da Escola do Empreendedorismo, o “Formando Empreendedores”.

Esse curso terá como objetivo formar empreendedores(as) mais completos e com consciência de sua missão de vida.

Porque todas aqueles que tem o desejo de empreender é porque no fundo tem a capacidade, só precisa ser desenvolvida.

Por isso te convido a Clicar aqui no Botão Abaixo e conhecer o Nossa área de membros.

Ensino do Empreendedorismo

Forte abraço e vamos Juntos!

Victor Oliveira
Escola do Empreendedorismo

Página inicial

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.