De acordo com estudo realizado pela Michael Page, 91% dos profissionais são contratados por suas competências técnicas e demitidos por falta de Habilidades Comportamentais!
A falta de gestão de tempo, autocontrole e resistência a mudanças estão no topo das deficiências comportamentais que resultam na dispensa do empregado.
Isso significa que a maioria esmagadora dos profissionais presentes no mercado de trabalho precisam desenvolver suas Habilidades Comportamentais para conseguirem se manter em seus empregos.
E significa também que suas habilidades técnicas são insuficientes para garantir a realização dos seus objetivos profissionais.
Eu mesmo fui vítima dessa deficiência de habilidades comportamentais, fui demitido no ano de 2011 e fiquei muito chateado porque eu era muito bom no que fazia e achava que isso me garantiria no emprego… só que não…
Por esse motivo desenvolvi este post, para te alertar e de certa forma te ajudar a manter seu emprego ou conseguir um novo.
As vezes você pode estar se achando porque é bom no que faz e de repente pode ter uma surpresa desagradável!
Então, vamos lá:
Primeiramente vou expor a situação frágil que 91% dos trabalhadores do mercado está passando, as vezes sem saber, depois oferecer uma solução prática para dar um Upgrade nas suas Habilidades Comportamentais. Então não perde nada desse post, acompanhe até o final.
O que são Habilidades Comportamentais?
As habilidades comportamentais ou soft skills são aquelas relacionadas à personalidade e comportamento , envolvendo capacidades mentais, emocionais e sociais.
São habilidades desenvolvidas de acordo com as experiências vividas, cultura, criação e educação, por isso se tornam mais difíceis de serem identificadas e mensuradas.
Uma das principais vantagens das soft skills é que elas podem ser usadas em qualquer área ou e profissão. Elas contribuem para aumento da produtividade do profissional e por isso elas são tão desejadas pelas empresas.
Deficiência de Habilidades Comportamentais?
“Deficiência” parece ser uma palavra forte para exemplificar a dificuldade que 91% dos profissionais tem em conseguir lidar com as próprias emoções, mas que nesse caso é a palavra que mais se aproxima para descrever a situação.
A falha é agir por impulso. De acordo com Daniel Goleman, o impulso é o veículo da emoção, a semente de todo impulso é o sentimento explodindo para expressar -se em ação. Logo os que estão a mercê dos impulsos, os que não tem autocontrole, sofrem de deficiência moral.
O problema é que não fomos ensinados nem incentivados a desenvolver as habilidades comportamentais. Por esse motivo que lidar com as próprias emoções e ter inteligência emocional pode ser um desafio insuperável para muitos profissionais.
Como ainda não está tão em evidencia que as Soft Skills são tão importantes quanto as Hard skills ( habilidades técnicas) e que a falta delas pode levar por água abaixo todo um projeto de carreira, parece que os profissionais ainda não acordaram para essa realidade.
Ser inteligente emocionalmente envolve autoconhecimento, autocontrole, empatia, auto motivação, sociabilidade, flexibilidade, discrição, assertividade entre outros.
Quem tem estas características possuem um alto valor dentro das organizações, principalmente porque muitas relações de trabalho se dão por comportamentos sociais.
Veja abaixo exemplos de habilidades comportamentais:
As Habilidades Comportamentais
A demanda por profissionais com habilidades comportamentais, as ditas “soft skills”, mais que duplicou com a pandemia do coronavírus.
Mas afinal, quais são essas habilidades que as empresas tanto buscam nos profissionais? As Soft skills são estas:
- Criatividade
- Persuasão
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Inteligência Emocional
- Autoconsciência
- Gerenciamento de emoções destrutivas
- Empatia
- Assertividade
- Relacionamento Interpessoal
- Gestão do tempo
- Liderança e Gestão de Pessoas
- Resiliência
- Pensamento crítico
- Visão estratégica
- Positividade
- Resolução de problemas
- Proatividade
As Soft Skills mais Requeridas Atualmente
De acordo com o estudo realizado pelo do Linkedin Leaning em 2020, as Habilidades Comportamentais mais requeridas pelas empresas são:
- Criatividade – está relacionada à inteligência e ao talento para inovar
- Persuasão – é a capacidade de convencer uma pessoa ou um grupo sobre algo
- Colaboração – diz respeito ao trabalho em conjunto, com participação e cooperação
- Adaptabilidade – característica de quem se ajusta a ambientes e situações diversas
- Empatia – a capacidade de identificar as emoções nos outros.
- Inteligência Emocional – é a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. A inteligência emocional é considerada uma das competências comportamentais mais importantes e representa cerca de 58% do desempenho de qualquer profissional. Uma boa estratégia para desenvolvê-la é trabalhar e adquirir autoconfiança. Para isso, é necessário tornar-se capaz de se comunicar com clareza.
- Gestão do tempo – planejamento e controle do tempo para a realização das tarefas.
Mais Habilidades comportamentais
- O trabalho em equipe,
- Resolução de conflitos e a
- Comunicação assertiva.
Trabalho em equipe – Mesmo com o trabalho remoto, os profissionais precisam ser capazes de trabalhar de forma coordenada. Uma equipe eficiente é aquela que consegue somar diferentes talentos e habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização. Para isso, habilidades comportamentais como empatia e boa comunicação são fundamentais. Além disso, é preciso desenvolver as relações interpessoais para gerar confiança uns nos outros.
Resolução de Conflitos – Um dos grandes desafios de lidar com times diversos é evitar conflitos, que não necessariamente são algo ruim dentro do ambiente profissional. Em meio às incertezas, há um fato garantido, que é o surgimento de novos problemas. Com esses novos problemas, o mundo precisará de profissionais aptos para os resolverem. Para isso, o profissional precisa saber identificar o problema e aplicar técnicas e métodos para solucionar as questões de uma maneira criativa.
Comunicação Assertiva – Pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de falar e interagir entre si de maneira que respeite a opinião das outras pessoas, ao mesmo tempo que defende as próprias necessidades e limites pessoais. A comunicação assertiva permite que a interação e a comunicação com as equipes sejam mais eficazes, seja dando feedback, desenvolvendo um projeto ou em conversas casuais. Dessa forma, as mensagens conseguem ser transmitidas corretamente e recebidas pelos ouvintes sem ruídos de comunicação.
Como Desenvolver Habilidades Comportamentais
Primeiramente defina quais habilidades você deseja desenvolver, para isso é preciso se autoconhecer ou seja, reconhecer pontos fortes e fracos de si mesmo.
Só através do autoconhecimento nós somos capazes de entender nossos sentimentos e emoções. E é através desse entendimento que é possível construir um caminho de desenvolvimento e crescimento pessoal que vai nos possibilitar uma vida plena.
O ser humano tende a manter os velhos padrões, e para transformar esses hábitos e comportamentos é preciso aceitar a evolução como propósito.
Evoluir significa olhar para a frente e fazer as mudanças necessárias para que haja uma transformação.
Uma última dica é para desenvolver a inteligência emocional e para isso recomendo ler o livro de Daniel Goleman, Inteligência Emocional. Ele é pesquisador PHD no assunto desde 1995. O Livro é muito bom!
Espero que o conteúdo deste post tenha te dado uns bons insights e servido para despertar em você a necessidade de desenvolver suas habilidades interpessoais para melhor transitar no mercado de trabalho.
Obrigado por Ler Até aqui.
Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook Aqui