Como Montar uma Empresa do Zero?

Já Tentou Montar uma Empresa e Deu Ruim?

Pois é… eu já… E no final desse post vou passar essa experiência para você e evitar a sua falência assim como te incentivar a levantar a cabeça e tentar novamente, só que dessa vez com o risco calculado/minimizado.

Então se ajeite na cadeira e vamos lá!

Ao se decidir montar uma empresa a pessoa precisa se basear em vários “pontos de sustentação” distintos para verdadeiramente ter base, confiança e segurança de tomar a decisão de empreender.

Mas para você entender melhor e tudo se encaixar, preciso chamar sua atenção para alguns conceitos importantes:

Quem é o Empreendedor?

Empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

O empreendedor assemelha – se a uma locomotiva que impulsiona as transformações no sistema econômico capitalista.

Como se torna um empreendedor?

Ser empreendedor é um desejo de vários brasileiros mas são poucos que tem CORAGEM e atitude de empreender em um negócio próprio.

Os primeiros passos de um negócio são os mais importantes pois todo empreendimento de sucesso precisa ter uma base consistente.

Os Pontos de Sustentação p/ Montar uma Empresa

Primeiramente é necessário definir o perfil do negócio que você empreendedor pretende montar.

1. Tem que ser algo que a pessoa se identifique;
  2. Não tente empreender em ramos desconhecidos é o mesmo que jogar na mega sena;
  3. Se mesmo assim você descobriu uma oportunidade promissora e está decidido a investir é necessário fazer uma pesquisa de campo com perguntas bem formuladas direcionada ao seu público alvo.
    Exemplo, pesquise:
  • A demanda atual de clientes
  • A concorrência
  • Fornecedores (se for comércio)
  • Legislação local para no negócio que pretende montar
  • Demanda a longo prazo para o negócio ( se for um ramo essencial como: educação, saúde, comércios)

O ideal é pesquisar o que o cliente necessita! Observar a carência de um produto ou serviço empreender e  capitalizar sobre ele.

Exemplo:

Conversando com os amigos ou com vizinhos você observa que vários deles gostariam de ter próximo de casa uma padaria, armarinho, loja de concerto de computadores e informatica no geral.

Essa informação para 95% das pessoas é irrelevante, mas para você que é empreendedor trata-se de uma Ideia de Negócio. Então você trabalha para atender aquela demanda. Em resumo funciona assim. Mas existem mais detalhes que precisam ser observados.

Com a ideia do negócio é hora de planejar!

Todo grande negócio precisa de organização e o que organiza um negócio é o PLANO DE NEGÓCIOS. Sem mais delongas, aprenda a fazer um planejamento da sua empresa Agora!

Para isso, é necessário realizar algumas perguntas a si próprio:

• Eu entendo alguma coisa do ramo em que eu quero montar uma empresa?
  • O empreendimento será on-line (na internet) ou Off-line (negócio físico)?
  • Eu tenho toda a expertise necessária para esse negócio ou eu vou precisar de um sócio que também entenda do assunto?
  • Tenho capital para montar o negócio?

E muitas outras perguntas poderão surgir e elas deverão ser anotadas e respondidas. E talvez algumas pareçam impossíveis de responder, mas não se preocupe! O importante mesmo é que sua inspiração para continuar não acabe.

Inspire-se diariamente! Procure uma razão para continuar. Ex: Filhos, Mãe, Pai, realização de um sonho entre outros.

Você pode considerar a opção de adquirir uma Franquia. Que é um negócio modelado, que já foi testado e tem maiores probabilidade de sucesso.

O que fazer para ter Inspiração para Montar uma Empresa?

A inspiração é o principal combustível para o empreendedor na hora de decidir Montar uma Empresa. Lembra que 95% da pessoas não enxergam uma oportunidade que um empreendedor ver com facilidade?

Então, essas mesmas pessoas vão dizer que sua ideia não vai para frente, que você deve arrumar um emprego e deixar de inventar moda que esse negócio de montar empresa é furada.

1. Evite conversar com essas pessoas sobre negócios, procure conversar e trocar experiências com pessoas positivas e de sucesso. Isso muda a sua energia.
  2. E diariamente, de manhã coloque uma musica bonita que inspira você. Faça uma caminhada de 30 minutos ou outra atividade física. Alimente-se saudavelmente bem e durante o dia permaneça firme no seu propósito.
  3. Coloque uma musica bonita que você se sinta bem quando escuta, ou um vídeo engraçado, lembre-se de um fato engraçado, enfim conecte-se a algo que levante o seu ânimo e faça você se sentir entusiasmado(a).

E o que isso tem haver com empreendedorismo? Tudo haver! O empreendedorismo que move o planeta! Sem Empreendedores não existiria empregos, nem governo!

Todos os grandes empreendedores se inspiraram de alguma forma para vencer as dificuldades do dia a dia. Comece certo! Inspire-se também!

E a última e mais importante dica/característica que você pode absorver de imediato é: Perseverança
Mas lembre-se e diferenciar perseverança de teimosia. Na Perseverança há esperança… na teimosia não há.

Um Grande Abraço!

Quero te convidar para Acessar o nosso Conteúdo Exclusivo

Acesse no botão abaixo

quero-saber-mais-sobre-O-CURSO-FORMANDO-EMPREENDEDORES

Victor Oliveira
Escola do Empreendedorismo

Página Inicial

1. Realmente o empreendedorismo digital é uma tendência. Precisamos sempre nos atualizar e aprender como empreender na internet.

1. Na realidade essa tendência se tornou uma tendência atual de forma mais ou menos que forçada por essa pandemia. Obrigado pelo comentário Manu Marques.

1. Com as orientações desse artigo você terá condições de montar uma empresa do zero. Ao final a dica mais importante.